segunda-feira, 10 de maio de 2010

China: you gotta do what you gotta do

A economia chinesa desacelerou no segundo trimestre do ano. Depois de crescer 11,9% entre janeiro e março (em comparação com o mesmo período de 2009), o PIB subiu "apenas" 10,3% entre abril e junho. Essa desaceleração foi promovida, principalmente, pelo governo. Políticas de restrição ao crédito e redução da liquidez foram implementadas para evitar um aquecimento excessivo, que pudesse gerar pressões inflacionárias. Para o ano como um todo, a China deve crescer algo como 10%

Houve quem ficasse preocupado, sugerindo que a desaceleração chinesa era um grave problema para a recuperação da economia global - dado que a China é o carro chefe do crescimento mundial nos últimos anos.

No curto prazo, tudo bem. Entendo as preocupações e a vontade de acreditar que a China não pode desacelerar. Mas, já está na hora de admitir que a medida é correta para o médio/longo prazos. Como até o governo chinês começou a explicitar recentemente, a desaceleração era necessária para fazer com que o crescimento fosse sustentável a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário