segunda-feira, 10 de maio de 2010

Top 3 esportivo da semana - 10 a 14 de maio

1) Convocação para a Copa (3a feira) - Finalmente serão conhecidos os membros da família Dunga. Tenho assistido alguns jogos europeus e a situação brasileira não é das mais bonitas. Corremos o risco de termos vários absurdos nessa convocação - vou postar a minha lista pessoal e a que eu penso que o Dunga levará, de fato, mas adianto algumas coisas. A primeira é que, ou o Kaká melhora muito de forma no próximo mês e meio, ou iremos para a Copa sem NENHUM jogador de destaque do meio para frente em ótima fase - E, não, não considero o Robinho nem um jogador de destaque nem em ótima fase. Não consigo me lembrar de outra convocação tão "sem graça" quanto essa no passado recente da seleção, talvez em 90. Em 94, havia Romário. Em 98, Ronaldo e Rivaldo. Em 2002, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e RC. Em 2006, Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Kaká. Esse ano, sem Kaká, não temos nada. Insisto: o Robinho não exgraxa a chuteira dos outros previamente citados.

Por outro lado, acho que temos a melhor defesa do mundo. O goleiro é muito bom (melhor goleiro do mundo? Hum, talvez. Mas, se não for, está entre os três melhores, com certeza). O lateral direito é o melhor do mundo (e o segundo melhor do mundo é o lateral direito reserva. Tanto Maicon quanto Daniel Alvez jogam demais. Mas o Maicon é mais completo por que marca muito melhor). A zaga é fenomenal: o Lúcio é o melhor zagueiro do mundo e, possivelmente, o jogador mais importante da Inter de Milão. Agora, a lateral esquerda. Ah, a lateral esquerda! Seremos a única seleção do mundo que convoca um meia de ligação (Gilberto) e um ponta (Michel Bastos) para jogarem na lateral? Concordo que não há muitas alternativas em boa fase, mas, sério, dois meias como laterais esquerdos? E não me venha com esse papo de que o Daniel Alves pode ser improvisado. A seleção brasileira não tem que improvisar nada. Po, é a seleção brasileira. Eu ainda acho que faria mais sentido levar o André Santos. E não vou nem começar o meu argumento em defesa do Roberto Carlos, pra não deixar muita gente brava. O ponto é, não se pode levar dois meias para a lateral esquerda em uma Copa do Mundo. Pelo lado positivo, pensem, não temos o Heinze como alternativa.

2) São Paulo x Cruzeiro (4a feira). Para citar o grande Claudio Carsughi (leia com sotaque italiano carregado): "A chance de vitória do São Paulo é de 33,3%, de empate 33,3%, de vitória do Cruzeiro, 33,3%". Tá bom, tá bom, sairei um pouco do muro. Dois pontos fundamentais: a) o São Paulo não está bem, sofre com times piores, tem um ataque pouco criativo e problemas nas laterais; b) o São Paulo já ganhou muitos confrontos nessas mesmas situações. A rigor, eu não gosto muito da defesa do São Paulo, acho que está lenta, principalmente nas laterais. Não gosto muito do meio campo do São Paulo, acho que depende muito do Hernanes (que estaria na minha lista para a Copa) e tem muitos jogadores bons e momentos de pouca inspiração. Não gosto muito do ataque do São Paulo, principalmente sem o Washington - por sinal, o Ricardo Gomes entrou ao entrar com Fernandinho, Dagoberto e Marlos contra o Universitário hein? Po, jogo pra centroavante aquele lá. Além disso, hoje em dia, acho que o Fernandão não é melhor que Washgol. Isso dito, o São Paulo pode facilmente levar esse confronto. Se dinheiro estivesse em jogo, eu escolheria Cruzeiro (time mais equilibrado com jogadores em melhor momento). Mas, sinceramente, alguém consegue ficar surpreso se o São Paulo passar?

3) Santos x Grêmio (4a feira) - A rigor, as quartas de final já foram um teste contra um time grande para o Santos. Mas, como sabemos, o Atlético MG é um time grande com um "quê" de Portuguesa em alguns momentos, não? Eu ainda estou esperando o Santos perder jogos importantes. A defesa é muito fraca. Deveria ter perdido a final do Paulista - aquela bola na trave não entrou por muito pouco e a bandeira deu uma força no primeiro tempo. O Grêmio é um daqueles times que sempre dá a impressão de que vai ganhar confrontos mata-mata, mas o tal do papo de "time copeiro" já encheu o saco. Apostei errado no Galo nas quartas, e vou dobrar as apostas no Grêmio na semi. Ainda acho que com aquela defesa o Santos não pode ganhar tudo. Por favor, quem estiver com vontade de falar coisas do tipo: "seu retranqueiro, não gosta do futebol arte, da alegria no futebol" ou "o Santos não precisa ser campeão para ser considerado o melhor time" ou a clássica "Desde 1958 que não vemos um time tão alegre"...desista. Não vai me convencer. O ataque é importante no futebol, assim como a defesa. Um gol feito vale tanto quanto um tomado. E "alegria" só existe quando um time vence (aou alguém acha que depois do jogo contra a Itália a seleção brasileira era um time "alegre" em 82?). Eu, como torcedor, quero vencer. Prefiro vencer feio, por um a zero, a perder jogando para o ataque, sem defesa nenhuma? SIM. Defesa é importante e se você quiser vir com esse papo de que os problemas do mundo são os volantes de contenção, sugiro que vá discutir futebol com os comentaristas que ainda acham que todos os jogadores nascidos depois de 1950 são ruins.

2 comentários:

  1. Também na linha do Carsughi, acho que há uma clamorosa vantagem para o Cruzeiro, mesmo jogando fora de casa. Sobre o Santos e Grêmio apóio seu palpite.

    ResponderExcluir
  2. João, acho que o São Paulo vai repetir como no ano passado, não vai passar pelo Cruzeiro com esse time. Abraços

    ResponderExcluir